Nunca me esquecerei que uma das coisas que mais me emocionou ao saber que estava grávida, foi a idéia de encontrar o nome perfeito para o meu bebê. Embora eu já tivesse alguns nomes em mente, a primeira coisa que fiz foi fazer uma lista e compartilhá-la com o meu marido para ver o que lhe pareciam os nomes que eu gostava.

thinkstockphotos-86531870_wide

Infelizmente, houve vários que me encantam, que ele não gostava de nada. Mas, no final, chegamos a um acordo e escolhemos o nome perfeito para o nosso bebê.

Se está grávida e estiver passando por este processo, compartilho alguns pontos que você deve considerar:

O nome latino. Muitos latinos querem garantir que seus filhos tenham nomes latinos, o que é uma excelente ideia. Mas minha recomendação é que tratar de escolher um nome que seja latino, mas que seja fácil de pronunciar em ambos os idiomas. Assim, seu filho não vai correr o risco de que seu nome seja mutilado cada vez que alguém que não sabe falar português o delibere. Veja aqui uma lista completas dos nomes mais populares no Brasil.

Honra da família. Muitos latinos adoram a ideia de colocar o nome do seu filho em homenagem a algum familiar. Geralmente, costuma ser um avô ou avó ou algum outro membro da família que tem um lugar especial no coração de um dos pais. É um grande gesto!, mas certifique-se de que não está fazendo só porque alguém da família estão pressionando.

Em voz alta. É importante que diga o nome em voz alta, mais de uma vez para se certificar que soa bem. Pode ser que tenha sido escolhido o que tu acha o nome mais bonito do mundo, mas não é, até que ele diz em voz alta que você percebe que não soa tão bem como pensou. Soa como algo super simples, mas é um passo importante para que depois não te arrependas.

Originalidade. Não tem nada de errado que você não quer que sua filha tenha um nome super comum, mas cuidado com o que você terminar é-pegando. Pode ser que seja tão original e difícil de pronunciar que a pobre acabei sendo alvo de provocações quando estiver maior. Confira aqui mais dicas de como escolher o nome perfeito.